Bem-vindo ao nosso guia de etiqueta na saúde mental. Já todos ouvimos falar de boas maneiras à mesa ou em eventos sociais, mas e quando se trata da saúde mental? Quais serão as melhores formas de comunicar com os outros, oferecer apoio e criar um ambiente onde todos possamos partilhar aquilo que realmente sentimos? É isso que vamos descobrir.

Neste guia, vamos partilhar dicas práticas sobre como apoiar alguém que está a passar por um momento difícil e, ao mesmo tempo, divulgar um conceito essencial, mas desconhecido para a maior parte das pessoas: os primeiros socorros psicológicos.

Se a primeira coisa em que pensas quando alguém fala de primeiros socorros é em ligaduras, pensos rápidos e gaze, podemos dizer-te que neste caso não é bem por aí. Não dá para resolver tudo com um penso rápido, e as nossas emoções são um desses exemplos.

Às vezes, a vida gosta de nos surpreender com uma reviravolta que nos deixa sem saber o que fazer a seguir. Os primeiros socorros psicológicos são, nada mais nada menos, do que estratégias simples que podes aplicar nestas alturas de crise emocional.

Por isso, se já ficaste sem saber o que dizer a um amigo que estava em baixo, ou alguma vez sentiste que não sabias como lidar com uma certa situação, este guia vai dar-te muito jeito.

Vamos explorar de que modo pequenas mudanças na forma como comunicas com os outros podem fazer uma grande diferença, como as regras de etiqueta podem nem sempre ser úteis para a saúde mental (às vezes, até nos prejudicam) e como podes oferecer apoio a outras pessoas.

No final, esperamos que te sintas mais confiante para lidar com desafios emocionais (os teus e os dos outros) e que este guia te ajude a criar relações mais empáticas e saudáveis.

Não, isto não é um manual de autoajuda que te vai dar soluções milagrosas para todos os problemas da tua vida, mas sim um guia que te vai ajudar a lidar com eles.

Downloads disponíveis
Guia de Etiqueta na Saúde Mental
2025 13 MB
Partilhar nas redes sociais