A Animar foi criada a 17 de setembro de 1993 com o entusiasmo e o ativismo de cidadãos e cidadãs bem como de organizações da sociedade civil, com o intuito de afirmar o Desenvolvimento Local em Portugal.

Este é o modelo que aproxima as pessoas dos problemas locais e globais, discute na informalidade e na horizontalidade as soluções, contribui para o sentimento de igualdade e aquele que melhor acolhe a diversidade. É com a simplicidade das pessoas e a complexidade das organizações e territórios, que o Desenvolvimento Local se constrói em cada um dos “locais”. O Desenvolvimento Local é o modelo holístico de educação para a cidadania e igualdade, através do sentido comum, do compromisso, da participação, da cooperação e da solidariedade empoderadora.

A Animar é a Rede de sinergias do Desenvolvimento Local, unindo agentes de desenvolvimento e organizações na construção de uma estratégia desafiante, que se apresenta com as suas propostas, independentes e arrojadas, para o fortalecimento do Desenvolvimento Local enquanto modelo estruturante de valorização dos territórios, das pessoas e de todos os seres vivos. Assim, reafirmar a Animar é promover a diversidade de agentes de desenvolvimento, de propostas, de organizações, de dinâmicas e contextos, que elevem as pessoas e as comunidades para o primeiro plano do modelo de desenvolvimento.