Ano de edição: 2023
Páginas: 340
Coleção: Textos
Dimensões: 16 x 24 cm
Encadernação: Brochado
ISBN: 978-972-36-2013-9
No livro, que contou com o apoio da CASES e foi editado pela Edições Afrontamentos, os investigadores que organizaram a publicação convidaram várias investigadoras e investigadores e atores locais a partilharem os seus testemunhos e práticas e os dilemas e desafios no âmbito do Desenvolvimento Local.
Alcides A. Monteiro é sociólogo, professor catedrático na Universidade da Beira Interior (UBI), e diretor do 3º Ciclo em Sociologia na mesma instituição. É investigador integrado no CIES-ISCTE (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) e foi coordenador do seu pólo na UBI, o CIES-UBI, entre 2013 e 2017. Investiga e participa em projetos nas áreas do desenvolvimento local e regional, das metodologias de avaliação e de participação, das políticas públicas, das associações e voluntariado, do empreendedorismo social e inovação social, dos estudos de género, da educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida. É vice-presidente do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal) e é associado da Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.
António Fragoso é doutorado em Pedagogia e Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, sendo Coordenador do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD). Foi membro do steering committee da European Society for Research on the Education of Adults (ESREA), para a qual criou a rede de investigação Between Global and Local: Adult learning and development, que dirigiu até 2011. Atualmente é co-convenor (com Barbara Merrill e Andrea Galimberti) da rede de investigação em Access, Learning Careers and Identities. É editor do European Journal for Research on the Education and Learning of Adults. Os seus interesses de investigação centram-se na Educação de Adultos, desenvolvimento local, estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, e educação e aprendizagem dos adultos mais velhos.