DESTINATÁRIOS
destina-se a técnicos/as de intervenção social de entidades da Economia Social e outras que implementam e gerem respostas para as pessoas mais velhas.
O grupo será constituído por 20 participantes.
MODALIDADE
A ação de formação decorre na modalidade a distância.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação «Capacitação de Técnicos/as que intervêm na área da Gerontologia» cada pessoa formanda deve:
– Conhecer a evolução do pensamento gerontológico
– Conhecer o processo de envelhecimento e as alterações e modificações associadas
– Compreender os domínios do envelhecimento ativo
– Conhecer os direitos e deveres das pessoas mais velhas
– Conhecer a política de segurança e saúde no trabalho
– Conhecer estratégias de combate à fadiga e exaustão
– Conhecer os princípios orientadores da ética do cuidado no envelhecimento
– Conhecer diferentes práticas de envelhecimento ativo
PROGRAMA
Tema 1 | Evolução do pensamento gerontológico
Tema 2 | O modelo «bio-psico-social»: a âncora do processo de envelhecimento
Tema 3 | Aspetos jurídicos na abordagem gerontológica
Tema 4 | Envelhecimento ativo: desafios, oportunidades, novas estratégias e participação local
Tema 5 | Qualidade, segurança e saúde nas estruturas de apoio ao envelhecimento
Tema 6 | Sensibilização para bem envelhecer
METODOLOGIA
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.
FREQUÊNCIA
As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.
AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A nota de cada tema resultará dos seguintes fatores de avaliação:
– Participação em sessões síncronas (40%);
– Realização das atividades síncronas e assíncronas (20%);
– Realização do desafio final (40%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores, na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação.
As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.