A  Carta Aberta “Um Contributo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentado dos Territórios” resulta de mais de 30 anos de experiência acumulada no movimento do Desenvolvimento Local em Portugal e integra propostas concretas em áreas estratégicas como ação social, ambiente, agricultura e floresta, igualdade, cidadania e governança, demografia e ordenamento, economia e emprego, educação e formação, juventude, desporto e associativismo.

 

A Carta Aberta sublinha o papel central das autarquias locais, enquanto agentes de proximidade, inovação e coesão territorial, defendendo o reforço das parcerias com as entidades da economia social e solidária, as associações de desenvolvimento local e outras organizações da sociedade civil.

Com este contributo, a Animar pretende:

  • Estimular o debate público em torno das autárquicas de 2025;
  • Valorizar o papel das autarquias como promotoras do desenvolvimento sustentável e inclusivo;
  • Envolver as comunidades na definição de respostas inovadoras aos desafios sociais, económicos e ambientais;
  • Contribuir para a concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas, sob o princípio de que ninguém deve ficar para trás.

Conheça AQUI  as propostas da Carta Aberta “Um Contributo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentado dos Territórios”.

A Animar apela a todos os candidatos e candidatas às próximas eleições locais que considerem estas propostas nos seus programas eleitorais, reforçando a cooperação entre poder local e sociedade civil como base para territórios mais justos, solidários e resilientes.

 

Lisboa, 25 de agosto de 2025

Contactos para Imprensa:
Célia Pereira – Presidente da Direção

Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
📞 +351 219 527 450 | ✉️ animar@animar-dl.pt | 🌍 www.animar-dl.pt