Esta distinção celebra projetos desenvolvidos numa lógica colaborativa que promovem ativamente o bem-estar e o empoderamento das comunidades. As candidaturas devem refletir ações a ser implementadas por organizações da economia social da Rede Animar.
Quem pode candidatar-se? Podem concorrer todas as entidades previstas no Art.º 4.º da Lei n.º 30/2013, de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social). Valorizamos práticas que demonstrem:
- Cidadania ativa e processos colaborativos.
- Elevado grau de participação e envolvimento dos grupos-alvo.
- Contribuição para o cumprimento das metas da Agenda 2030 (ODS local).
- Promoção de valores como igualdade, democracia e sustentabilidade.
- Evidência do impacto gerado e potencial de replicabilidade.
- Processos de cooperação com outras entidades (intercooperação).
- Abordagens inovadoras para problemas existentes.
O que a distinção oferece? A iniciativa distinguida receberá um valor pecuniário de 1500€, acrescido da frequência gratuita de uma ação de formação do Catálogo da Animar para um máximo de 3 pessoas, a usufruir nos anos 2025/2026.
Como e quando candidatar-se? O período para submissão de candidaturas decorre entre 22 de julho e 31 de agosto de 2025. A candidatura é feita através do preenchimento do formulário disponível no site da Animar.
Cerimónia de Atribuição A atribuição da Distinção “Cidadania e Território” 2024/2025 será realizada em cerimónia pública, no dia do Desenvolvimento Local e data do 42.º aniversário da Animar, a ter lugar no período da tarde do dia 17 de setembro de 2025, no Auditório do IEFP em Xabregas/Lisboa.
Consulte o Regulamento completo da Distinção “Cidadania e Território” 2024/2025 em anexo para mais detalhes e submeta a sua candidatura AQUI