Exposição “O Universo dos Livros Cartoneros” em Arraiolos 

A história das Editoras Cartoneras, marcada pela criatividade e resistência cultural, ganha destaque em Arraiolos com uma exposição que reúne mais de 200 livros provenientes de 19 países. É uma rara oportunidade para o público conhecer a riqueza e singularidade deste movimento editorial, que transforma materiais reciclados em livros artísticos e acessíveis a todos. 

O fenómeno das Editoras Cartoneras surgiu num contexto de crise económica, com o objetivo de promover a democratização da leitura e a expressão de vozes marginalizadas. Com capas feitas de papelão reutilizado e intervenções artísticas únicas, os Livros Cartoneros não são apenas objetos literários, mas também manifestações de consciência ecológica e posicionamento político. 

Para além da exposição, a iniciativa inclui oficinas de criação de Livros Cartoneros dirigidas a diferentes públicos, incentivando a criatividade e o contacto direto com a criação literária. 

É uma iniciativa fruto da colaboração entre o Monte, a Câmara Municipal de Arraiolos, a Animar- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Editora Vento Norte Cartonero. Reafirmando o compromisso com a valorização cultural e a inclusão social através da literatura. 

O quê: Exposição de Livros Cartoneros 

Onde: Biblioteca Municipal de Arraiolos, Praça da República 

Quando: de 17 de fevereiro a 28 de março 

Entrada: gratuita 

Diversos Locais

A história das editoras cartoneras começa com um toque de fábula trágica. Era uma vez um país abaixo da famosa linha do Equador mergulhado em mais uma de suas costumeiras crises cíclicas. É o contexto no qual emerge a primeira editora cartonera do mundo; hoje calcula-se que funcionam mais de 150 no mapa do planeta.

Criadas por pequenos grupos de pessoas ligadas ao fazer literário e cultural, em certos casos também a coletivos com preocupações políticas e sociais, as editoras cartoneras funcionam muitas vezes como propostas de intervenção para lançar vozes e linguagens de sujeitos sempre silenciados, para tornar a escrita e a leitura práticas de maior incidência na vida quotidiana, sobretudo entre setores que historicamente estiveram à margem da cultura letrada.

Pode-se afirmar que a originalidade do livro cartonero reside no suporte que se usa para a elaboração das capas e no trabalho plástico que recebem, pois ao se empregar o papelão (cartón em espanhol) inverte-se o destino de um material típico da sociedade de consumo, os depósitos de lixo ou as empresas de reciclagem, para sua conversão através da criatividade em parte de um objeto que busca se inserir sob outra lógica no campo de bens simbólicos. Em tal sentido, a opção pelo papelão está ligada ao gesto da consciência ecológica na luta atual pela sustentabilidade do planeta, um gesto que não deixa de ser uma tomada de posição política. A isso se acresce que o resultado das intervenções plásticas nas capas, usando diferentes técnicas, dá ao livro cartonero uma certa “aura”, pois cada exemplar resulta único pela singularidade da mesma.

A exposição que aqui se apresenta é apenas uma pequena amostra do heterogéneo universo dos livros cartoneros. O visitante poderá observar o que editoras de diversos países de América Latina, Europa e África publicam e a forma singular como elaboram seus livros. O espírito que a guia é o de possibilitar que o público português conheça a proposta editorial que nasceu da precariedade e hoje se espalha por diferentes sertões do mundo. [Excertos de um texto de Gaudêncio Gaudério, Vento Norte Cartonero]

São 200 livros, 69 editoras e 18 países presentes na exposição.

Através de uma parceria entre a editora Vento Norte Cartonero, a Casa da Esquina, a Animar e seus associados, foram criadas as condições para a exposição ser conhecida em várias localidades de Portugal e serem dinamizadas atividades em vários formatos (projeção documentário, oficina de escrita e construção de livros cartoneros, saraus, dentre outras) relacionadas e relacionando aspetos dos diferentes territórios, entidades, redes, comunidades, pessoas. Esta iniciativa enquadra-se também no âmbito dos Roteiros Animar, no Roteiro Territorial Região Centro-Livros Cartoneros.

Também nesta iniciativa