DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a agentes de voluntariado no ativo, sejam eles dirigentes associativos, gestores/coordenadores de voluntariado, técnicos/as, líderes organizacionais provenientes de todos os setores, desde o governamental ao da economia social e empresarial, bem como todos/as aqueles/as que por motivos académicos tenham interesse na área. O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes.

 

MODALIDADE
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 8 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7).
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em
www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Gestão do Voluntariado» cada pessoa formanda deve:

  • identificar e caracterizar os conceitos ligados ao voluntariado;
  • conhecer e aprender a história do voluntariado;
  • compreender a legislação desta área usando-a como uma ferramenta de gestão;
  • integrar os princípios orientadores da ação voluntária;
  • compreender as diferentes motivações para o voluntariado;
  • definir o perfil de voluntário/a;
  • adquirir competências para o trabalho em equipa;
  • desenvolver competências para a comunicação e o relacionamento interpessoal;
  • conhecer e dominar as fases do processo de gestão de voluntariado;
  • construir ferramentas ajustadas à realidade institucional dos/as formandos/as;
  • explorar novas oportunidade de voluntariado nas organizações dos/as formandos/as.

 

PROGRAMA 

Tema 1 | Voluntariado – Introdução de conceitos

Tema 2 | Enquadramento jurídico, direitos e responsabilidades

Tema 3 | Programa de voluntariado

Tema 4 | Gestão do voluntariado

 

METODOLOGIA

 A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de auto estudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.
A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas (70%);
– Realização do desafio final (30%).

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico.

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.