DESTINATÁRIOS

A ação de formação destina-se a Dirigentes, coordenadores/as e técnicos/as de entidades de economia social com interesse pelo tema e pelos conteúdos formativos.

MODALIDADE

Contínua

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Planeamento Estratégico para o Desenvolvimento Local» cada pessoa formanda deve ter:
– adquirido conhecimentos ao nível da criação e manuseamento das ferramentas de planeamento estratégico;

– adquirido a capacidade de optar pela ferramenta que melhor se adequa ao tipo de projeto a desenvolver;

– compreendido que existem ferramentas que permitem a tomada de decisão e a priorização de objetivos;

– compreendido o plano estratégico como um requisito de uma governação eficaz;

– reconhecido a importância do cronograma como um jogo de interdependências; – reconhecido importância da orçamentação do projeto;
– adquirido competências na avaliação de projetos.

PROGRAMA

Planeamento estratégico: enquadramento e conceitos

Princípios/requisitos do PE/Princípios da Avaliação

Planeamento Estratégico e Gestão Estratégica

Do diagnóstico de problemas ao plano de ação

Instrumentos planeamento estratégico

Planeamento operacional Avaliação de Projetos

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.

AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 1 – frequentar assiduamente a formação; 2 – realizar todos os desafios propostos. Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo. A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (40%); – Realização das atividades síncronas (20%); – Realização do desafio final (40%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.