DESTINATÁRIOS
Dirigentes, técnicos/as e voluntários de entidades de economia social e todas as pessoas que pelas suas funções ou áreas de intervenção se interessem pelo tema e pelos conteúdos formativos.
MODALIDADE
Contínua
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
– Compreender a diferença entre a mente racional e emocional e a sua implicação no contexto laboral;
– Conhecer práticas de regulação emocional;
– Desenvolver a gestão emocional das equipas tendo em vista o aumento da produtividade nas organizações;
– Compreender as diferenças individuais nos estilos comportamentais e de comunicação em ambiente organizacional.
PROGRAMA
– Cérebro Emocional vs. Cérebro Racional
– Ferramentas de treino emocional
– Criação de Hábitos Mentais Saudáveis
– Literacia Emocional
– Inteligência relacional
– Inteligência Emocional na Gestão de Equipas
– Análise Comportamental DISC
– Inteligência Emocional e construção da felicidade
METODOLOGIA
A ação de formação será teórico-prática e conta com a participação ativa de todas as pessoas formandas, nas atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação à distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo através da plataforma Moodle, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, recorrendo-se para o efeito a ambientes tecnológicos de aprendizagem. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão dos trabalhos finais será utilizada a moodle da ANIMAR em formacao.animar-dl.pt, através desta plataforma recorrendo a apresentações audiovisuais, ao recurso a diversos exercícios, a desafios coletivos e leituras extraordinárias, a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo será potencializada.
FREQUÊNCIA
As sessões da ação de formação são síncronas, a modalidade obriga a uma frequência de pelo menos 90% das horas formativas totais. O uso da câmara é obrigatório durante toda a sessão, para efeitos de evidencia e confirmação da presença.
AVALIAÇÃO
Os/as formandos/as serão avaliados pelos critérios: frequência às sessões, participação nos desafios e realização das atividades propostas nas sessões síncronas.