DESTINATÁRIOS

Dirigentes associativos, diretores/as técnicos/as, coordenadores/as de serviço que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções em Entidades de Economia Social, bem como todos/as aqueles/as que tenham interesse na área.

MODALIDADE

Contínua

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Gestão de Entidades da Economia Social #8» cada pessoa formanda deve:
– Identificar e caracterizar a história do associativismo em Portugal;
– Compreender a legislação desta área usando-a como uma ferramenta de gestão;
– Estudar, compreender e integrar os princípios orientadores da governação – 3º sector;
– Reconhecer nas obrigações fiscais as mais valias e os deveres das entidades;
– Adquirir competências para gestão de equipas positivas;
– Fomentar uma gestão apoiada no conceito de melhoria contínua;
– Reconhecer a importância de elaborar e avaliar projetos sociais para o financiamento das entidades.

PROGRAMA

Módulo 1 | Governação
Módulo 2 | A Economia Social em movimento
Módulo 3 | Fiscalidade
Módulo 4 |Sustentabilidade
Módulo 5 | Sistemas de financiamento da Economia Social
Módulo 6 | Marketing Social
Módulo 7 | Liderança Colaborativa

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.

AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 1 – frequentar assiduamente a formação; 2 – realizar todos os desafios propostos. Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo. A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (40%); – Realização das atividades síncronas (20%); – Realização do desafio final (40%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.