OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação Capacitação de Técnicos/as que intervêm na área da Infância e Juventude #2, cada pessoa formanda deve:
- Identificar os principais diplomas e documentos que suportam a sinalização e a intervenção com crianças e jovens;
- Conhecer os contextos familiares e as reais dificuldades;
- Identificar modelos de desenvolvimento infantil e juvenil;
- Identificar as metodologias para a inclusão;
- Compreender a linguagem juvenil;
- Usar ferramentas de proximidade digital;
- Compreender a metodologia de construção de projetos.
DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a técnicos/as de Organizações de Desenvolvimento Local com intervenção junto de crianças, jovens, famílias e as estruturas educativas ou de promoção e proteção.
O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 25 participantes.
SELEÇÃO
O processo de seleção das pessoas inscritas é efetuado de acordo com os seguintes critérios:
- Submissão do formulário de inscrição on-line e pagamento do valor caução;
- As admissões são limitadas ao número de vagas existentes, sendo que, caso o número de pessoas inscritas através do processo referido no ponto 1, exceda o número máximo previsto, a seleção será realizada de acordo com a ordem seguinte:
- Associados/as da Animar com quotas regularizadas;
- Não associados/as da Animar;
- Pessoas que integrem os corpos dirigentes em organizações do desenvolvimento local;
- Técnicos/as das entidades da economia social no ativo;
- Ordem de entrada do formulário de inscrição.
CUSTO
A participação é gratuita. No entanto é cobrado um valor de caução no ato de inscrição, o mesmo será devolvido às pessoas não admitidas quando o mesmo lhe for informado e às pessoas admitidas sempre que as mesmas concluam a ação com critérios para a certificação. Para mais informações consultar o ponto 7 do Regulamento Geral da Atividade Formativa. Esta ação de formação pertence ao Catálogo de Formação da Animar 2025 e é financiada pelo Acordo de Cooperação IEFP – ANIMAR 2025.
MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 8 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7). Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
TEMA 1
A CRIANÇA, O/A JOVEM E O DIREITO | 12 HORAS
TEMA 2
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E JUVENIL | 13 HORAS
TEMA 3
INCLUSÃO E DIVERSIDADE | 12 HORAS
TEMA 4
INTERVENÇÃO E METODOLOGIAS | 13 HORAS
METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.
A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; empenho/interesse; espírito crítico e concretização das atividades práticas.