DESTINATÁRIOS/AS

A ação de formação destina-se a técnicos/as no ativo de Organizações de Desenvolvimento Local que desempenham funções de apoio direto ou indireto, junto de jovens NEET. 

O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes.

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 9 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma.
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Capacitação de Técnicos/as que intervêm com jovens NEET» cada pessoa formanda deve: 

  • Identificar e caracterizar os/as jovens que compõem o grupo de NEET;
  • Conhecer o conceito e as dificuldades;
  • Identificar modelos de articulação institucional;
  • Ultrapassar dificuldades comunicativas entre equipas e para com os/as jovens;
  • Identificar as metodologias de intervenção;
  • Compreender a linguagem juvenil;
  • Compreender a metodologia de construção de projetos de vida;
  • Planear e articular os programas ou planos individuais;
  • Identificar a rede social de cada território e como os parceiros poderão ser uma mais valia na gestãode projetos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

TEMA 1 | Enquadramento – conceitos, políticas e estado da arte

TEMA 2 | Perfil psicossocial dos/as jovens NEET

TEMA 3 | Desenho de projetos de vida

TEMA 4 | Empreendedorismo jovem

 

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. 

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. 

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema. 

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 

1 – frequentar assiduamente a formação; 

2 – realizar todos os desafios propostos. 

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. 

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa. 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações: 

  • Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
  • Realização do desafio final (30%).

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico 

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. 

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.