DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a dirigentes, técnicos/as e voluntários/as das Organizações de Desenvolvimento Local e todas as pessoas que pelas suas funções ou áreas de intervenção se interessem pelo tema e pelos conteúdos formativos.
O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Agentes de Desenvolvimento Local e Inovação Social» cada pessoa formanda deve:

− estar capacitada para o empoderamento das pessoas e para a participação cívica dos jovens, disponibilizando ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social;

− executar com eficiência os princípios comunitários da subsidiariedade, parceria, coesão económica, social e territorial;

− fomentar o desenvolvimento económico e criação de emprego em setores como o aproveitamento e valorização dos recursos locais, o turismo, o meio ambiente, a mobilidade, a educação, a investigação, a cooperação entre PME;

− ser conhecedora dos processos de gestão de programas e projetos, ou fundos de diferente procedência (comunitários, nacionais, próprios ou de terceiros);

− ter capacidade para mobilizar entidades parceiras locais, dos diferentes domínios, político, educacional, social, cultural e ao nível da saúde e bem-estar, contribuindo para potenciar o trabalho em rede;

− promover a inclusão social de todas as pessoas, independentemente da cultura, etnia, género, raça e religião.

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 16 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 6).
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.

 

PROGRAMA

TEMA 1 | Economia social, solidária e desenvolvimento local

TEMA 2 | Ciclo de inovação social

TEMA 3 | Cooperação e sustentabilidade

TEMA 4 | Candidaturas e financiamentos

TEMA 5 | Monitorização e avaliação de projetos

TEMA 6 | Comunicação e mercadologia territorial

TEMA 7 | Participação cívica e animação territorial

TEMA 8 | Cidadania, inclusão e minorias

 

METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de auto estudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico.

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.

Downloads disponíveis
Plano de Formação_ADLIS
2024 1 MB
Cartaz_ADLIS
2024 233 KB
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