DESTINATÁRIOS
A formação-ação destina-se a dirigentes, coordenadores/as e técnicos/as de entidades de economia social com interesse pelo tema e pelos conteúdos formativos.
Considerando tratar-se de formação-ação, é obrigatório que os/as participantes trabalhem em entidades de economia social e solidária.
MODALIDADE
A formação-ação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 10 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7).
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a formação-ação terá lugar.
OBJECTIVO GERAL
O programa de formação para a teoria da mudança comportamental visa:
– Dotar as pessoas formandas de ferramentas, métodos e técnicas para que possam a aplicar as Ciências Comportamentais de forma a solucionar problemas específicos no seu contexto organizacional, que lhes permitam melhorar a qualidade dos seus serviços.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
No final da formação-ação «Teoria da Mudança Comportamental» cada pessoa formanda deve:
– Conhecer conceitos-chave na Psicologia Comportamental;
– Identificar passos na construção de uma intervenção comportamental;
– Conhecer os métodos de identificação e entendimento dos problemas a resolver;
– Capacitar os formandos a identificar e selecionar os métodos adequados ao seu contexto;
– Conhecer variáveis moldáveis que influenciam o Comportamento Humano;
– Conhecer os diferentes modelos aplicados de intervenção comportamental;
– Relacionar os problemas identificados com possíveis soluções comportamentais;
– Identificar barreiras à intervenção do programa;
– Capacidade de traduzir os modelos em intervenções práticas;
– Conhecer os métodos de avaliação do impacto da intervenção;
– Identificar o método mais adequado para cada contexto específico;
– Capacitar os formandos a avaliar o impacto das suas intervenções.
PROGRAMA
– As variáveis que influenciam e moldam o Comportamento Humano;
– Como desenhar/construir um contexto decisional adequado à resolução de problemas;
– Os Principais Modelos de Aplicação das Ciências Comportamentais;
– Como aplicar as Ciências Comportamentais para solucionar problemas no mundo real.
METODOLOGIA
A formação-ação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.
FREQUÊNCIA e AVALIAÇÃO
Para concluir a formação-ação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo.
A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (40%);
– Realização das atividades síncronas (20%);
– Realização do desafio final (40%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação.