OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da formação ação «Teoria da Mudança Comportamental #4» cada pessoa formanda deve:

– Conhecer conceitos-chave na Psicologia Comportamental;

– Identificar passos na construção de uma intervenção comportamental;

– Conhecer os métodos de identificação e entendimento dos problemas a resolver;

– Capacitar os formandos a identificar e selecionar os métodos adequados ao seu contexto;

– Conhecer variáveis moldáveis que influenciam o Comportamento Humano;

– Conhecer os diferentes modelos aplicados de intervenção comportamental;

– Relacionar os problemas identificados com possíveis soluções comportamentais;

– Identificar barreiras à intervenção do programa;

– Capacidade de traduzir os modelos em intervenções práticas;

– Conhecer os métodos de avaliação do impacto da intervenção;

– Identificar o método mais adequado para cada contexto específico;

– Capacitar os formandos a avaliar o impacto das suas intervenções.

 

DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a dirigentes, coordenadores/as, técnicos/as e voluntários/as das Organizações de Desenvolvimento Local.

Considerando tratar-se de formação-ação, é obrigatório que os/as participantes trabalhem em Organizações de Desenvolvimento Local e se inscrevam em representação da mesma.

O grupo de formandos/as será constituído por 8 entidades, no máximo de 24 pessoas formandas.

 

SELEÇÃO
O processo de seleção das pessoas inscritas é efetuado de acordo com os seguintes critérios:

  1. Submissão do formulário de inscrição on-line e pagamento do valor caução;
  2. As admissões são limitadas ao número de vagas existentes, sendo que, caso o número de pessoas inscritas através do processo referido no ponto 1, exceda o número máximo previsto, a seleção será realizada de acordo com a ordem seguinte: Associados/as da Animar com quotas regularizadas;
  3. Não associados/as da Animar;
  4. Pessoas que integrem os corpos dirigentes em organizações do desenvolvimento local;
  5. Técnicos/as das entidades da economia social no ativo;
  6. Ordem de entrada do formulário de inscrição.

 

CUSTO
A participação é gratuita. No entanto é cobrado um valor de caução no ato de inscrição, o mesmo será devolvido às pessoas não admitidas quando o mesmo lhe for informado e às pessoas admitidas sempre que as mesmas concluam a ação com critérios para a certificação. Para mais informações consultar o ponto 7 do Regulamento Geral da Atividade Formativa. Esta formação-ação pertence ao Catálogo de Formação da Animar 2025 e é financiada pelo Acordo de Cooperação IEFP – ANIMAR 2025.

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 8 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7). Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

TEORIA DA MUDANÇA COMPORTAMENTAL | 50 HORAS
– As variáveis que influenciam e moldam o Comportamento Humano

– Como desenhar/construir um contexto decisional adequado à resolução de problemas

– Os Principais Modelos de Aplicação das Ciências Comportamentais

– Como aplicar as Ciências Comportamentais para solucionar problemas no mundo real

 

METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
A formação-ação trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala/síncrona) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:

– Ao nível dos/as formandos/as: procura desenvolver competências na temática, dando resposta às necessidades de formação existentes;

– Ao nível da organização: procura aumentar a eficácia e a eficiência e a introdução de processos de mudança/inovação nas organizações.

A formação-ação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:

1 – frequentar assiduamente a formação;

2 – realizar todos os desafios propostos.

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:

– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);

– Realização do desafio final (30%).

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; empenho/interesse; espírito crítico e concretização das atividades práticas.

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa.

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.