A Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local participou, no dia 14 de janeiro de 2026, numa audição urgente na Assembleia da República, que reuniu as entidades cooperantes e fundadoras da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), com o objetivo de analisar a decisão do Governo de extinguir esta estrutura.
Enquanto entidade fundadora e cooperante da CASES, a Animar manifestou forte preocupação com o processo e com os impactos da decisão no presente e no futuro da economia social em Portugal. Na sua intervenção, a Presidente da Animar afirmou que a associação recebeu a notícia da saída do Estado da CASES com “profunda surpresa e apreensão”, sublinhando a ausência de diálogo e de auscultação prévia.
A responsável destacou ainda o papel estruturante da CASES na consolidação, coordenação e reconhecimento da economia social, alertando para os riscos de fragmentação institucional e de perda de coerência estratégica num momento em que se discute a definição de uma Estratégia Nacional para a Economia Social.
A Animar alertou igualmente para os impactos na estabilidade organizacional da CASES e na preservação do conhecimento técnico acumulado, defendendo a valorização das equipas e dos instrumentos desenvolvidos ao longo dos anos.
A concluir, a associação apelou ao restabelecimento do diálogo e da concertação entre o Estado e o setor, reafirmando que a cooperação institucional é essencial para a coesão social e territorial do país e defendendo mais coordenação e governação colaborativa na economia social.
Para assistir à audição, clique aqui: