No dia 28 de outubro de 2025, a Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local esteve presente no evento “Envelhecimento e Conhecimento: Inovando no Cuidar”, que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a convite da Fundação Aga Khan Portugal.
O encontro reuniu especialistas, instituições e projetos de referência dedicados à inovação social e à melhoria das respostas às pessoas mais velhas, promovendo uma reflexão conjunta sobre o futuro do cuidar.
A Animar participou no painel “E se as instituições fossem um ponto de encontro comunitário autossustentável?”, representada por Frederico Reis, membro da Direção. A intervenção destacou os desafios e oportunidades da autossustentabilidade das organizações, defendendo um modelo que equilibre a missão social e a viabilidade financeira, através da diversificação de fontes de receita, do reforço de parcerias estratégicas e da promoção de ecossistemas comunitários mais autónomos e solidários.
A apresentação sublinhou ainda a necessidade de repensar o papel das instituições sociais, conciliando o princípio da cooperação com o Estado com novas formas de financiamento alternativo e inovação social, abrindo caminho à criação de modelos híbridos de negócio social que reforcem a sua independência e sustentabilidade a longo prazo.
O evento contou também com intervenções da Câmara Municipal de Sintra, de investigadores e investigadoras, pessoas mais velhas e de várias organizações sociais, terminando com recomendações do Instituto da Segurança Social e do Coordenador do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável. O encerramento foi feito com a intervenção do CEO da Fundação Aga Khan Karim Merali.