A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural está a pedir um aumento do orçamento da PAC pós-2027 que seja independente e uma redução da carga administrativa para os agricultores. No contexto geopolítico atual, a agricultura da UE que garante acesso constante a alimentos é um componente crítico das políticas de segurança e defesa da UE, afirmam os eurodeputados. O relatório sobre o futuro da agricultura e da política agrícola comum (PAC) pós-2027 foi adotado pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural (AGRI) com 29 votos a favor, 9 votos contra e 8 abstenções.
Os eurodeputados exigem, portanto, um aumento do orçamento da PAC, que deve ser autónomo. A PAC não deve ser integrada com outras áreas de financiamento num único fundo nem fazer parte de um envelope total utilizado pelos Estados-Membros para fins diferentes da agricultura.
Pode encontrar aqui mais informação sobre o relatório adotado, que será agora submetido a votação plenária, possivelmente durante a sessão de 8 a 11 de setembro.
https://www.europarl.europa.eu/news/pt/press-room/20250707IPR29465/agriculture-committee-sets-priorities-for-post-2027-cap-funding
A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu estabelece prioridades para o financiamento da PAC pós-2027