A iniciativa, integrada nas comemorações do Mês da Diversidade – maio, pretende sensibilizar para a importância da inclusão e da valorização da diferença desde os primeiros anos de escolaridade.

A Animar — Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local desafiou as suas entidades associadas a aderirem a esta ação, com vista a alargar o impacto da mensagem junto das comunidades educativas.

A Ativar Lousã foi a primeira entidade a aceitar o repto, promovendo uma sessão na Escola Básica de Santa Rita da Lousã, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

A atividade envolveu duas turmas, num total de 43 crianças (28 alunos e 15 alunas), que participaram ativamente na leitura e discussão da história, refletindo sobre os valores da diversidade, empatia e aceitação.

Através da metáfora do “Pássaro Cinzento que Ficou Colorido”, as crianças foram convidadas a explorar o que torna cada pessoa única e como a convivência com diferentes cores, ideias e formas de ser enriquece o coletivo.

Esta iniciativa é um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão desde a infância, preparando as futuras gerações para uma sociedade mais justa, plural e acolhedora.

Partilhar nas redes sociais