Descubra estratégias inspiradoras de regeneração verde desenvolvidas em nove cidades europeias que receberam o selo de Boa Prática URBACT.

A regeneração urbana representa uma abordagem transformadora que utiliza práticas sustentáveis e um envolvimento inovador da comunidade para revitalizar as cidades. Abrange um vasto espetro de atividades – desde a reorientação de espaços urbanos vagos e a integração de infraestruturas verdes até à revitalização de sítios do património cultural e à promoção da inclusão social. Um aspeto importante é que não existe uma fórmula universal para a regeneração urbana; em vez disso, varia significativamente consoante os contextos locais, as necessidades ambientais e a colaboração das partes interessadas.

Este artigo analisa estratégias bem sucedidas de regeneração verde desenvolvidas em nove cidades europeias, envolvendo diversos atores e uma vontade coletiva de promover ambientes urbanos vibrantes, resilientes e sustentáveis. Estas estratégias são uma seleção das 116 Boas Práticas URBACT recentemente premiadas. No final de 2024, as cidades e regiões europeias foram convidadas a apresentar as suas soluções de desenvolvimento sustentável, cada uma das quais foi submetida a uma avaliação especializada do respetivo impacto local, grau de abordagens participativas e integradas relevantes e o potencial de transferência para outras cidades Europeias.

Continue a ler para obter uma síntese de cada prática, juntamente com algumas sugestões para a regeneração verde na sua cidade.

 

Partilhar nas redes sociais