A ERCA (European Rural Community Alliance) realizou, na segunda-feira, 28 de abril de 2025, uma Assembleia Geral online que incluiu um webinar sobre o Rural Pact, uma iniciativa que visa reforçar a importância das zonas rurais na União Europeia. O evento contou com a participação de diversos representantes de organizações e instituições europeias, incluindo a oradora convidada Edina Ocsko.
O webinar teve como objetivo apresentar o trabalho do Grupo de Coordenação do Pacto Rural (RPCG) e discutir as suas conclusões sobre o futuro das zonas rurais da UE. O ponto central do debate foi a declaração elaborada pelo Grupo de Coordenação, que delineia uma série de recomendações para influenciar as políticas de desenvolvimento rural da União Europeia após 2027. As principais conclusões incluem:
– Atribuição obrigatória de 30% dos fundos da UE a áreas rurais, com o objetivo de reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida no campo.
– A designação de 10% dos fundos para abordagens LEADER/CLLD e aldeias inteligentes, visando promover o desenvolvimento local de baixo para cima.
– A necessidade de reforçar a representação dos interesses rurais e garantir uma promoção coordenada das propostas a nível local, regional e nacional.
O Rural Pact também destaca a importância de adaptar os conceitos da UE à realidade nacional de cada país, como exemplificado pelos Pactos Rurais Nacionais em países como os Países Baixos e a Bélgica.
A seguir ao webinar, realizou-se a Assembleia Geral da ERCA, onde foram discutidos vários pontos essenciais para o futuro da organização. Todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade, incluindo o relatório de auditoria 2024, que confirmou que as contas da ERCA estão em conformidade com a legislação sueca.
A ERCA definiu as suas principais atividades para o ano de 2025, que incluem: troca de conhecimento e apoio mútuo, através de cafés e webinars mensais com temas como voluntariado, acessibilidade à saúde e transportes rurais; a coorganização do Parlamento Rural Europeu, previsto para outubro de 2025 na Escócia; a participação ativa em grupos de trabalho da Comissão Europeia sobre temas como a Política Agrícola Comum (PAC), o clima e o programa LEADER e o fortalecimento da rede ERCA com novos canais de comunicação e uma estratégia de marketing para atrair novos membros. A ERCA também se comprometeu a promover os três pilares do Rural Pact: promoção do pacto entre os membros, empoderamento comunitário e o Parlamento Rural Europeu.
A organização, a que a Animar aderiu em 2023 como representante portuguesa, segue comprometida com o desenvolvimento sustentável das zonas rurais, garantindo que as necessidades das comunidades rurais sejam devidamente atendidas nas políticas da União Europeia.