Foi comemorado pela primeira vez, em 2010, por 47 entidades da Rede Animar em 31 concelhos – Norte, Centro e Alentejo, no âmbito do projeto “A igualdade de género como exercício da cidadania”, financiado pelo POPH/CIG.
Estávamos longe de imaginar que fosse possível dar-lhe esta continuidade, reunindo anualmente numa Agenda Nacional de comemoração do Dia Municipal para a Igualdade centenas de diversificadas iniciativas, nos moldes exatos como delineámos, juntando organizações da sociedade civil, municípios, escolas e serviços públicos. São 11 anos de história de uma iniciativa que nasceu na REDE Animar!

Desde 2010, o dia 24 de Outubro, Dia Municipal para a Igualdade, é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, que promovem iniciativas de CIDADANIA LOCAL que coloca a tónica na IGUALDADE como fator de desenvolvimento, promovendo iniciativas que dão visibilidade a questões como os Direitos das Mulheres, a Violência Doméstica, a Igualdade Salarial, o Combate à Pobreza, o Acolhimento de Migrantes, a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, a Igualdade de Oportunidades, entre outras.

A ANIMAR defende localmente uma visão integrada do território, obrigando a uma estratégia de territorialização de políticas, nomeadamente, de igualdade não discriminação, igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate à discriminação em razão do sexo e de combate à discriminação que resulta da interseção de vários fatores de discriminação, como a origem racial e étnica, a idade, a deficiência, a nacionalidade, a orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, entre outras. É preciso agir localmente de forma articulada na prevenção e combate a todas as formas de violência contra as mulheres e raparigas e de violência doméstica, incluindo em grupos vulneráveis como mulheres idosas, ciganas, migrantes, refugiadas e com deficiência.

A REDE ANIMAR tem-se mantido participativa e atenta a este momento anual de desafio de promoção da igualdade e diversidade nas organizações e nos territórios. Pelo primeiro ano, estamos a organizar Roteiros Temáticos de apresentação e divulgação de práticas das organizações da REDE ANIMAR, que querem inspirar, enriquecer e transformar, dando visibilidade à diversidade de temas que devem estar na ordem do dia e que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, dos territórios e dos lugares. Pelo primeiro ano, estamos a organizar Roteiros Temáticos Animar de apresentação e divulgação de práticas das entidades da REDE, que pretendem contribuir para inspiração, enriquecimento e transformação da sociedade, dando visibilidade à diversidade de temas que devem estar na ordem do dia e que contribuem para o desenvolvimento mais sustentável dos territórios.

Partilhar nas redes sociais