Os participantes – Ricardo Gonçalves, Presidente da CM de Santarém; Eduardo Figueira, Director da Animar; Elizete Jardim, Directora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo; Elza Vitório, Directora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ e Tiago Leite, Director do Centro Distrital do ISS de Santarém – destacaram a importância das associações de desenvolvimento local para a coesão social, em particular nos meios rurais, e a longevidade da Animar (20 anos) neste tipo de trabalho. A sessão iniciou-se com um pequeno apontamento poético, evocativo da fundação da Animar e de apelo à intervenção cidadã, por Fernando Capela Miguel, fundador da Animar.
Seguiram-se uma conferência uma sobre o papel da agricultura familiar no desenvolvimento local, nova ronda de divulgação do Ignite Portugual, organizado pela FAJUDIS, sobre a juventude, a inclusão e o desenvolvimento local.
Assistiu-se ainda ao lançamento público do Prémio Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento, de âmbito nacional, promovido pela Animar e o IPDJ.
A MANIFesta arrancou durante a tarde, com a abertura ao público do espaço institucional de exposições e mostra, animado pelo grupo AGORA TEATRO, e terminou com um concerto de música popular ibero-americana, por Marta Duarte, Rui Meira & Jackeline Mercato.