DESTINATÁRIOS/AS

A ação de formação destina-se a dirigentes, coordenadores/as, técnicos/as e voluntários/as das Organizações de Desenvolvimento Local.
Considerando tratar-se de formação-ação, é obrigatório que os/as participantes trabalhem em Organizações de Desenvolvimento Local e se inscrevam em representação da mesma.
O grupo de formandos/as será constituído por 8 entidades, no máximo de 24 pessoas formandas. 

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre, maioritariamente, na modalidade a distância, tem, previsivelmente, a duração de 9 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma.
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.
Há lugar a 2 sessões presenciais, a primeira e a última, nos dias 28/09 e 30/11/2024 respetivamente, e decorrem, presencialmente, na sala de formação da Confecoop, sita na Rua Padre Américo 7-C, Lisboa 1600-548, Lisboa. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Teoria da Mudança Comportamental #3» cada pessoa formanda deve: 

  • Conhecer conceitos-chave na Psicologia Comportamental;
  • Identificar passos na construção de uma intervenção comportamental;
  • Conhecer os métodos de identificação e entendimento dos problemas a resolver;
  • Capacitar os formandos a identificar e selecionar os métodos adequados ao seu contexto;
  • Conhecer variáveis moldáveis que influenciam o Comportamento Humano;
  • Conhecer os diferentes modelos aplicados de intervenção comportamental;
  • Relacionar os problemas identificados com possíveis soluções comportamentais;
  • Identificar barreiras à intervenção do programa;
  • Capacidade de traduzir os modelos em intervenções práticas;
  • Conhecer os métodos de avaliação do impacto da intervenção;
  • Identificar o método mais adequado para cada contexto específico;
  • Capacitar os formandos a avaliar o impacto das suas intervenções.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• As variáveis que influenciam e moldam o Comportamento Humano;
• Como desenhar/construir um contexto decisional adequado à resolução de problemas;
• Os Principais Modelos de Aplicação das Ciências Comportamentais;
• Como aplicar as Ciências Comportamentais para solucionar problemas no mundo real.

 

METODOLOGIA

A formação-ação trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala/síncrona) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis: 

  • Ao nível dos/as formandos/as: procura desenvolver competências na temática, dando resposta às necessidades de formação existentes; 
  • Ao nível da organização: procura aumentar a eficácia e a eficiência e a introdução de processos de mudança/inovação nas organizações. 

A formação-ação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. 

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. 

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema. 

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 

1 – frequentar assiduamente a formação; 

2 – realizar todos os desafios propostos. 

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. 

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa. 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações: 

  • Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
  • Realização do desafio final (30%).

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico 

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. 

As pessoas formandas que concluam a formação-ação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica. 

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