DESTINATÁRIOS/AS

A ação de formação destina-se a dirigentes, coordenadores/as, técnicos/as e voluntários/as das Organizações de Desenvolvimento Local. 

O grupo de formandos/as será constituído por 20 pessoas. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Política de Proximidade: O papel das Organizações de Desenvolvimento Local na transferência de competências» cada pessoa formanda deve: 

– Identificar o processo evolutivo das políticas públicas de proximidade. 

– Conhecer o atual modelo de transferência de competências para o nível regional e local. 

– Explorar as responsabilidades e o papel das organizações de desenvolvimento local na concretização das políticas de proximidade. 

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

A ação de formação decorre na modalidade a distância, tem, previsivelmente, a duração de 7 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7). 

Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt. 

 

PROGRAMA

  • Políticas públicas de proximidade: processo evolutivo 
  • Apresentação do modelo (em curso) de transferência de competências para o nível regional e local. 
  • O processo de transferência de competências: da conceção à prática. 
  • O papel das organizações de desenvolvimento local na concretização das políticas de proximidade. 
  • A importância das parcerias e do trabalho em rede. Exemplos de boas práticas. 

 

METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. 

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. 

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema. 

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 

1 – frequentar assiduamente a formação; 

2 – realizar todos os desafios propostos. 

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. 

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa. 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações: 

– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%); 

– Realização do desafio final (30%). 

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico 

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de 

conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. 

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.