DESTINATÁRIOS

Dirigentes, coordenadores/as, técnicos/as e voluntários/as de entidades de economia social com interesse pelo desenvolvimento local e pelos conteúdos programáticos. O grupo será constituído por 20 participantes.

 

MODALIDADE

A ação de formação decorre na modalidade a distância.

 

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Agentes de Desenvolvimento Local e Inovação Social» cada pessoa formanda deve:

  • estar capacitada para o empoderamento das pessoas e para a participação cívica dos jovens, disponibilizando ferramentas para o desenvolvimento pessoal e social;
  • executar com eficiência os princípios comunitários da subsidiariedade, parceria, coesão económica, social e territorial;
  • fomentar o desenvolvimento económico e criação de emprego em sectores como o aproveitamento e valorização dos recursos locais, o turismo, o meio ambiente, a mobilidade, a educação, a investigação, a cooperação entre PME;
  • ser conhecedora dos processos de gestão de programas e projetos, ou fundos de diferente procedência (comunitários, nacionais, próprios ou de terceiros);
  • ter capacidade para mobilizar entidades parceiras locais, dos diferentes domínios, político, educacional, social, cultural e ao nível da saúde e bem-estar, contribuindo para potenciar o trabalho em rede;
  • promover a inclusão social de todas as pessoas, independentemente da cultura, etnia, género, raça e religião.

 

PROGRAMA

Tema 1 | Diagnóstico Estratégico e Inovação Socioterritorial

Tema 2 | Práticas de Gestão, Monitorização e Avaliação de Projetos

Tema 3 | Gestão para o alto desempenho

Tema 4 |Participação Cívica, Animação Territorial, Advocacy e Lobbying

Tema 5 | Comunicação e Mercadologia Territorial

Tema 6 | Trabalho Colaborativo

 

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.

 

FREQUÊNCIA

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.

 

AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:

1 – frequentar assiduamente a formação;

2 – realizar todos os desafios propostos.

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo.

 

A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação:

– Participação em sessões síncronas (40%);

– Realização das atividades síncronas e assíncronas (20%);

– Realização do desafio final (40%).

As pessoas formandas serão avaliadas quantitativamente, de 0 a 20 valores, na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação.

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.

Os/as formandos/as serão avaliados pelos critérios: frequência às sessões, participação nos desafios e realização das atividades propostas nas sessões síncronas.