DESTINATÁRIOS/AS

A ação de formação destina-se a dirigentes, técnicos/as e voluntários/as das Organizações de Desenvolvimento Local.
O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Gestão de Projeto: Monitorização e Avaliação» cada pessoa formanda deve:

– reconhecer as etapas do ciclo de projeto;

– articular o tempo a dispensar com a duração de cada etapa do ciclo de projeto;

– realizar o planeamento, execução e controlo de projetos por meio de boas práticas;

– deter conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados;

– criar estratégias de avaliação e controlo;

– identificar as diferentes metodologias de projeto.

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 7 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 8).

As sessões síncronas cuja presença é essencial para a conclusão da ação de formação decorrem nos dias 04, 07, 14, 18, 21, 28 de novembro e 02, 05, 12 e 16 de dezembro de 2024, no horário 18H30 – 21H30. Para mais informações veja, por favor, a página 5 do Plano de Formação.
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em
www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.

 

PROGRAMA

  • Ciclo de projeto: etapas Monitorização e Avaliação
  • Monitorização e financiamento
  • A execução e o encerramento de projetos
  • Avaliação de projetos
  • Ferramentas digitais para a gestão de projetos

 

METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%).

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico
As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.