OBJETIVIO
O programa de formação para a gestão do voluntariado, na sua 3a edição visa dotar as pessoas formandas de competências, quer sejam técnicos/as ou gestores/as de voluntariado, para a compreensão dos conceitos, dos contextos da ação e das legalidades do tema, bem como dotá-los/las de ferramentas e noções base que permitam uma eficaz gestão do programa de voluntariado.
DESTINATÁRIOS
A ação de formação destina-se a agentes de voluntariado, sejam eles dirigentes associativos, gestores/coordenadores de voluntariado, técnicos/as, líderes organizacionais provenientes de todos os setores, desde o governamental ao da economia social e empresarial, bem como todos/as aqueles/as que por motivos académicos tenham interesse na área.
MODALIDADE
Contínua
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação «Gestão do Voluntariado» cada pessoa formanda deve:
– Identificar e caracterizar os conceitos ligados ao voluntariado;
– Conhecer e aprender a história do voluntariado;
– Compreender a legislação desta área usando-a como uma ferramenta de gestão;
– Integrar os princípios orientadores da ação voluntária;
– Compreender as diferentes motivações para o voluntariado;
– Definir o perfil de voluntário/a
– Adquirir competências para o trabalho em equipa;
– Desenvolver competências para a comunicação e o relacionamento interpessoal;
– Conhecer e dominar as fases do processo de gestão de voluntariado;
– Construir ferramentas ajustadas à realidade institucional dos/as formandos/as;
– Explorar novas oportunidade de voluntariado nas organizações dos/as formandos/as.
PROGRAMA
Módulo 1 | Voluntariado – Introdução de conceitos
Módulo 2 | Enquadramento jurídico, direitos e responsabilidades
Módulo 3 | Programa de voluntariado
Módulo 4 | Gestão do voluntariado
METODOLOGIA
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.
AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 1 – frequentar assiduamente a formação; 2 – realizar todos os desafios propostos. Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo. A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (40%); – Realização das atividades síncronas (20%); – Realização do desafio final (40%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.