OBJECTIVO GERAL

Dotar as pessoas formandas que intervêm junto de desempregados/as de longa duração de ferramentas, métodos, técnicas e formas de atuação institucionais e colaborativas entre os diferentes territórios, capazes de potenciar os ganhos e a eficiência na integração dos/as desempregados na vida laboral, permitindo, desta forma, uma abordagem mais holística para que as organizações se tornem detentoras de competências específicas que lhes permitam melhorar a qualidade dos seus serviços.

DESTINATÁRIOS

A ação de formação destina-se a técnicos/as de entidades da Economia Social que desempenham funções de apoio direto ou indireto, junto de desempregados/as de longa duração.

MODALIDADE

Contínua

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Capacitação de Técnicos/as que intervêm com DLD» cada pessoa formanda deve:
– Ser capaz de analisar o contexto politico-legal e socioeconómico, as respetivas potencialidades e oportunidades, e as ofertas do mercado de emprego;
– Ser capaz de analisar a situação de vida, o percurso profissional, as competências e o potencial do cliente DLD;
– Ser capaz de desenhar percursos de integração profissional e de encaminhar e orientar o cliente DLD;
– Ser capaz de comunicar e estabelecer uma relação de compromisso com o cliente DLD;
– Ser capaz de estabelecer parcerias e mobilizar recursos.

PROGRAMA

Módulo 1 | O sistema de emprego

Módulo 2 | Estratégias de desenvolvimento do mercado e das oportunidades de emprego a nível local

Módulo 3 | Conceção e desenho de percursos de emprego

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizadas pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.

AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá, frequentar assiduamente a formação e realizar todos os desafios propostos. Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo. A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação, Participação em sessões síncronas (40%), Realização das atividades síncronas (20%) e Realização do desafio final (40%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.

PREÇO

Gratuito