O programa de formação para a capacitação de técnicos/as que implementam projetos de intervenção comunitária visa:
– Dotar as pessoas formandas de conhecimentos teórico-práticos em torno de métodos, técnicas e ferramentas de implementação de projetos de intervenção comunitária, bem como, de competências, que contribuam para melhorar a sua atuação nas diversas áreas e contextos do trabalho social, com públicos diversificados.
DESTINATÁRIOS
A ação de formação destina-se a técnicos/as de intervenção social de entidades da Economia Social e outras que implementam e gerem projetos comunitários.
MODALIDADE
Contínua
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação «Capacitação de Técnicos/as que implementam projetos de intervenção comunitária» cada pessoa formanda deve:
– Aquisição de conhecimentos sobre opções teóricas e metodológicas envolvidas nos processos de intervenção comunitária;
– Conhecer o ciclo de projeto de intervenção e de base comunitária;
– Aquisição de conhecimentos sobre conceitos gerais inerentes à ética e deontologia (os códigos de deontologia e de conduta institucionais;
– Aquisição de conhecimentos sobre métodos e ferramentas para validação de diagnóstico;
– Identificar as metodologias de intervenção;
– Aquisição de conhecimentos sobre a componente de Comunicação de projeto: estratégias e ferramentas para registar, documentar e comunicar com diferentes públicos; definir quem e como comunica;
– Previsão e desenho da disseminação, sustentabilidade e replicação do projeto
– Planear e articular os programas ou planos individuais;
– Identificar a rede social de cada território e como os parceiros poderão ser uma mais-valia na gestão de projetos;
– Identificação de oportunidades de financiamento;
– Estratégias de intervenção comunitária mobilizadoras das redes de parceria, da comunidade e/ou do público-alvo para uma participação ativa e motivada para a ação;
– Aquisição de conhecimento geral sobre procedimentos de monitorização e avaliação na implementação do projeto.
PROGRAMA
Módulo 1 | Enquadramento – Intervenção Comunitária
Módulo 2 | Fases do Projeto de Intervenção Comunitária
Módulo 3 | Avaliação de Projetos
METODOLOGIA
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.
AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 1 – frequentar assiduamente a formação; 2 – realizar todos os desafios propostos. Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo. A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (40%); – Realização das atividades síncronas (20%); – Realização do desafio final (40%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.