OBJETIVIO

O programa de formação para a capacitação de técnicos/as que intervêm junto de pessoas portadoras de doença mental visa dotar as pessoas formandas que intervêm na saúde mental de ferramentas, métodos, técnicas e formas de atuação institucionais e colaborativas entre os diferentes territórios, capazes de sinalizar, encaminhar e intervir junto de pessoas com doença mental, permitindo, desta forma, uma abordagem mais holística para que as organizações se tornem detentoras de competências específicas que lhes permitam melhorar a qualidade dos seus serviços.

DESTINATÁRIOS

A ação de formação destina-se a técnicos/as de entidades da Economia Social que desempenham funções de apoio direto ou indireto, junto de pessoas portadoras de doença mental.

MODALIDADE

Contínua

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Capacitação de Técnicos/as que intervêm com pessoas portadoras de doença mental» cada pessoa formanda deve:

– Identificar as diferentes perturbações mentais;
– Explorar os conceitos relacionados com a interação utente/família;
– Reconhecer as estratégias de modificação de comportamentos;
– Compreender os conceitos básicos relacionados com situações de crise;
– Reconhecer a influência da comunicação nas relações interpessoais;
– Demonstrar técnicas que permitam prevenir e gerir o comportamento agressivo;
– Compreender os conceitos relacionados com a ética;
– Compreender a importância da espiritualidade nos cuidados de saúde;
– Compreender os conceitos da sexualidade e afetos;
– Identificar a necessidade sexual como necessidade fisiológica.

 

PROGRAMA

Módulo 1 | Intervenção na doença mental

Módulo 2 | Intervenção na crise

Módulo 3 | Ética e Deontologia

Módulo 4 | Sexualidade e afetos

 

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.

 

AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 1 – frequentar assiduamente a formação; 2 – realizar todos os desafios propostos. Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo. A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (40%); – Realização das atividades síncronas (20%); – Realização do desafio final (40%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.

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