DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a dirigentes, coordenadores/as, técnicos/as e voluntários/as das Organizações de Desenvolvimento Local.
Considerando tratar-se de formação-ação, é obrigatório que os/as participantes trabalhem em Organizações de Desenvolvimento Local e se inscrevam em representação da mesma.
O grupo de formandos/as será constituído por 8 entidades, no máximo de 20 pessoas formandas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação «Comunicação para Equipas Funcionais» cada pessoa
formanda deve:
– Conhecer o conceito de estratégia de comunicação das organizações;
– Diferenciar comunicação interna de comunicação externa;
– Organizar um plano de ação utilizando um circuito apropriado de comunicação;
– Perceber como implementar um plano de comunicação.
MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 10 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma
(ponto 8).
– 26 horas de formação (20 síncronas e 6 presenciais);
– 16 horas de consultoria síncronas e assíncronas por organização;
– 8 horas de autoestudo assíncronas.
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital Moodle da Animar, em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.
Há lugar a 1 sessão presencial, que decorrerá em Lisboa.
PROGRAMA
Formação | 26 horas
- Comunicação interna e externa
- Estruturas de comunicação: circuitos eficientes
- Organização e níveis de conhecimento
- Instrumentação e produtividade
- Plano de comunicação e mix da comunicação
Autoestudo | 8 horas
- Documentos e outras leituras disponibilizados e sugeridos ao grupo para aprofundamento do tema a trabalhar na consultoria.
Consultoria | 16 horas
- Desenvolvimento de uma ferramenta ou produto, a definir com cada entidade, a fim de suprimir uma necessidade identificada pelas pessoas formandas.
METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
A formação-ação trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala/síncrona) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:
– Ao nível dos/as formandos/as: procura desenvolver competências na temática, dando resposta às necessidades de formação existentes;
– Ao nível da organização: procura aumentar a eficácia e a eficiência e a introdução de processos de mudança/inovação nas organizações.
A formação-ação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.
A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico
As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.
As pessoas formandas que concluam a formação-ação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.