DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a técnicos/as de entidades da Economia Social no ativo, que desempenham funções de apoio direto ou indireto na área da doença mental.
MODALIDADE
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 10 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7).
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação «Capacitação de técnicos/as que intervêm na doença mental» cada pessoa formanda deve:
– Compreender os conceitos básicos relacionados com situações de crise;
– Reconhecer a influência da comunicação nas relações interpessoais;
– Demonstrar técnicas que permitam prevenir e gerir o comportamento agressivo;
– Compreender os conceitos relacionados com a ética;
– Compreender a importância da espiritualidade nos cuidados de saúde;
– Identificar as diferentes perturbações mentais;
– Explorar os conceitos relacionados com a interação utente/família;
– Reconhecer as estratégias de modificação de comportamentos;
– Compreender os conceitos da sexualidade e afetos.
PROGRAMA
Tema 1 | Intervenção em crise
Tema 2 | Ética e deontologia
Tema 3 | Intervenção na doença mental
METODOLOGIA
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de auto estudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.
A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios:
- assiduidade/pontualidade;
- participação;
- apresentação/argumentos consistentes para defender a sua ideia;
- empenho/interesse;
- espírito crítico
As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.
As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.