DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a técnicos/as no ativo de Organizações de Desenvolvimento Local que desempenham funções de apoio direto ou indireto, junto de pessoas migrantes.
O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação «CAPTECM#1» cada pessoa formanda deve:
– Compreender os conceitos fundamentais e o contexto atual das migrações à escala global, europeia e nacional.
– Conhecer as principais políticas governamentais e a legislação nacional e internacional que regula as migrações e os direitos das pessoas migrantes nas diferentes áreas, em Portugal.
– Estar sensível para os preconceitos e estereótipos relacionados com as pessoas migrantes, e consequentes comportamentos e atitudes discriminatórias, e para a importância do desenvolvimento de competências interculturais.
– Compreender os desafios psicossociais e culturais enfrentados pelas pessoas migrantes e as técnicas e recursos que permitem um apoio/atendimento adequado às suas necessidades.
– Desenvolver abordagens e estratégias promotoras da valorização da diversidade cultural e da inclusão efetiva de pessoas e grupos de migrantes nas comunidades.
– Reconhecer as causas e os sintomas do stress e do esgotamento profissional e as estratégias, técnicas e recursos para a sua prevenção e contenção em contexto de trabalho.
MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 5 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7).
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.
PROGRAMA
TEMA 1 | Introdução às migrações
TEMA 2 | Políticas de migração, legislação e direitos
TEMA 3 | Estereótipos, representações sociais e discriminação no acolhimento e inclusão
TEMA 4 | Técnicas de apoio psicossocial a migrantes
TEMA 5 | Inclusão e intervenção comunitária
TEMA 6 | Promoção da saúde mental dos/as profissionais
METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.
A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico
As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.
As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.