DESTINATÁRIOS

A ação de formação destina-se a técnicos/as de Organizações de Desenvolvimento Local que desempenham funções de apoio direto ou indireto, junto de desempregados/as de longa duração.

 

MODALIDADE

A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 9 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7).

Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.

 

SELEÇÃO
O processo de seleção das pessoas inscritas é efetuado de acordo com os seguintes critérios:
1. Submissão do formulário de inscrição on-line e pagamento do valor caução;
2. As admissões são limitadas ao número de vagas existentes, sendo que, caso o número de pessoas inscritas através do processo referido no ponto 1, exceda o número máximo previsto, a seleção será realizada de acordo com a ordem seguinte:
a) Associados/as da Animar com quotas regularizadas;
b) Não associados/as da Animar;
c) Pessoas que integrem os corpos dirigentes em organizações do desenvolvimento local;
d) Técnicos/as das entidades da economia social no ativo;
e) Ordem de entrada do formulário de inscrição.


CUSTO
A participação é gratuita. No entanto é cobrado um valor de caução no ato de inscrição, o mesmo será devolvido às pessoas não admitidas quando o mesmo lhe for informado e às pessoas admitidas sempre que as mesmas concluam a ação com critérios para a certificação. Para mais informações consultar o ponto 7 do Regulamento Geral da Atividade Formativa. Esta ação de formação pertence ao Catálogo de Formação da Animar 2025 e é financiada pelo Acordo de Cooperação IEFP – ANIMAR 2025.

 

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Ser capaz de analisar o contexto político-legal e socioeconómico, as respetivas potencialidades e oportunidades, e as ofertas do mercado de emprego; 
  • Ser capaz de analisar a situação de vida, o percurso profissional, as competências e o potencial do cliente DLD; 
  • Ser capaz de desenhar percursos de integração profissional e de encaminhar e orientar o cliente DLD; 
  • Ser capaz de comunicar e estabelecer uma relação de compromisso com o cliente DLD;
  • Ser capaz de estabelecer parcerias e mobilizar recursos;
  • Compreender a influência dos fatores socioculturais na discriminação laboral.

 

PROGRAMA

Tema 1 | O sistema de emprego (21 horas)

Tema 2 | Conceção e desenho de percursos de emprego  (19 horas)

Tema 3 | Promoção da Igualdade e da Inclusão (10 horas)

 

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. 

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. 

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema. 

 

FREQUÊNCIA

As sessões da ação de formação são síncronas, a modalidade obriga a uma frequência de pelo menos 90% das horas formativas totais. O uso da câmara é obrigatório durante toda a sessão, para efeitos de evidencia e confirmação da presença.

 

AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:

1 – frequentar assiduamente a formação;

2 – realizar todos os desafios propostos.

A avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:

– Participação em sessões síncronas (70%);

– Realização do desafio final (30%).

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.