DESTINATÁRIOS/AS

A ação de formação destina-se a técnicos/as de Organizações de Desenvolvimento Local que desempenham funções de apoio direto ou indireto, junto de agressores/as. 

O grupo de pessoas formandas será constituído por 25 participantes. 

 

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Capacitação de Técnicos/as que Intervêm com Agressores/as» cada pessoa formanda deve: 

– Compreender os conceitos básicos da violência; 

– Reconhecer a importância de uma intervenção coordenada e territorializada; 

– Identificar as tipologias de violência; 

– Abarcar o perfil(is) de agressores/as;

– Adequar os programas para agressores; 

– Explorar a avaliação de risco enquanto estratégia de sinalização; 

– Reconhecer as estratégias de modificação de comportamentos; 

– Compreender os conceitos relacionados com a ética; 

– Reconhecer a influência dos estereótipos e dos papeis de género na violência; 

– Compreender a influência dos fatores socioculturais na violência de género. 

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 8 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 7). Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar. 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  • Tema 1 | Estereótipos e papéis de género 
  • Tema 2 | Dinâmicas de violência 
  • Tema 3 | Modelos de intervenção com agressores/as 
  • Tema 4 | Interseccionalidade e influência de fatores socioculturais 

 

METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. 

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. 

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema. 

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO 

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 

1 – frequentar assiduamente a formação; 

2 – realizar todos os desafios propostos. 

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. 

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa. 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:

– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%); 

– Realização do desafio final (30%). 

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; empenho/interesse; espírito crítico e concretização das atividades práticas. 

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. 

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.