DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a dirigentes, técnicos/as e voluntários/as das Organizações de Desenvolvimento Local e todas as pessoas que pelas suas funções ou áreas de intervenção se interessem pelo tema e pelos conteúdos formativos.

 

MODALIDADE
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 10 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 8). Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Capacitação de Técnicos/as que implementam Projetos de Intervenção Comunitária» cada pessoa formanda deve: 

  • Aquisição de conhecimentos sobre opções teóricas e metodológicas envolvidas nos processos de intervenção comunitária; 
  • Conhecer o ciclo de projeto de intervenção e de base comunitária; 
  • Aquisição de conhecimentos sobre métodos e ferramentas para validação de diagnóstico; 
  • Previsão e desenho da disseminação, sustentabilidade e replicação do projeto 
  • Identificação de oportunidades de financiamento; 
  • Estratégias de intervenção comunitária mobilizadoras das redes de parceria, da comunidade e/ou do público-alvo para uma participação ativa e motivada para a ação; 
  • Aquisição de conhecimento geral sobre procedimentos de monitorização e avaliação na implementação do projeto; 
  • Aquisição de conhecimentos sobre potencialidades das redes e parcerias locais; 
  • Identificar e mapear a rede local de intervenção comunitária; 
  • Identificar a rede social de cada território e como os parceiros poderão ser uma mais-valia na gestão de projetos. 

PROGRAMA 

Tema 1 | Intervenção comunitária

Tema 2 | Projeto de intervenção: Diagnóstico

Tema 3 | Projeto de intervenção: Monitorização

Tema 4 | Trabalho colaborativo, parcerias e redes

 

METODOLOGIA

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. 

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. 

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema. 

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 

1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos. 

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. 

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa. 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%). 

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos. 

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. 

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa. 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%);
– Realização do desafio final (30%). 

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico.

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.