DESTINATÁRIOS/AS
A ação de formação destina-se a dirigentes, técnicos/as e voluntários/as de entidades de economia social e todas as pessoas que pelas suas funções ou áreas de intervenção se interessem pelo tema e pelos conteúdos formativos.
O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes.
A ação de formação só se realiza com um mínimo de 10 participantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Identificar o enquadramento, a importância e os conceitos base da avaliação de impacto;
– Distinguir os tipos de avaliação;
– Integrar o processo avaliativo no ciclo de projeto;
– Adequar metodologias de avaliação de impacto;
– Identificar a teoria da mudança;
– Saber a importância de mapear resultados.
MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 5 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma (ponto 8).
As sessões síncronas cuja presença é essencial para a conclusão da ação de formação decorrem nos dias 07 e 21 de novembro e 05, 12, 19 de dezembro de 2024, no horário 9H30 – 12H30. Ver mais informações na página 5 do Plano de Formação.
Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar.
PROGRAMA
21 horas | 15 horas síncronas e 6 horas assíncronas
- Monitorização e avaliação de projetos
- Tipologias de avaliação
- Princípios, critérios e ética no processo avaliativo
- Impacto: o que é e por que importa?
- Metodologias de avaliação de impacto
- A avaliação baseada na teoria | Teoria da Mudança
CUSTO
A participação tem um custo de 105,00€ por pessoa formanda.
Os/as associados/as da Animar (coletivos e individuais) com a quota do ano corrente regularizada têm um desconto de 20% sobre o preço apresentado.
METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema.
A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa.
A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações:
– Participação em sessões síncronas (70%);
– Realização do desafio final (30%).
As pessoas formandas serão avaliadas quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico
As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.
As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.