OBJECTIVO
Desenvolvimento de novas competências pessoais e profissionais, no domínio da avaliação de impacto, de modo que as pessoas formandas nas suas entidades e para os seus projetos, sejam autónomas e reconheçam a importância da avaliação de impacto.
DESTINATÁRIOS
Dirigentes, técnicos/as e voluntários de entidades de economia social e todas as pessoas que pelas suas funções ou áreas de intervenção se interessem pelo tema e pelos conteúdos formativos.
MODALIDADE
Contínua
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
– Identificar o enquadramento, a importância e os conceitos base da avaliação de impacto;
– Distinguir os tipos de avaliação;
– Integrar o processo avaliativo no ciclo de projeto; – Adequar metodologias de avaliação de impacto;
– Identificar a teoria da mudança
– Saber a importância de mapear resultados.
PROGRAMA
Monitorização e Avaliação (M&A): breve exploração concetual
Tipologias de Avaliação
Princípios, critérios e ética no processo avaliativo
Impacto: o que é e por que importa?
Metodologias de Avaliação de Impacto: panorâmica geral
A avaliação baseada na teoria (Teoria da Mudança): especificidades concetuais, desenvolvimento e métodos e técnicas associadas
METODOLOGIA
A ação de formação será teórico-prática e conta com a participação ativa de todas as pessoas formandas, nas atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação à distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo através da plataforma Moodle, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, recorrendo-se para o efeito a ambientes tecnológicos de aprendizagem. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão dos trabalhos finais será utilizada a moodle da ANIMAR em formacao.animar-dl.pt, através desta plataforma recorrendo a apresentações audiovisuais, ao recurso a diversos exercícios, a desafios coletivos e leituras extraordinárias, a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo será potencializada.
FREQUÊNCIA
As sessões da ação de formação são síncronas, a modalidade obriga a uma frequência de pelo menos 90% das horas formativas totais. O uso da câmara é obrigatório durante toda a sessão, para efeitos de evidencia e confirmação da presença.
AVALIAÇÃO
Os/as formandos/as serão avaliados pelos critérios: frequência às sessões, participação nos desafios e realização das atividades propostas nas sessões síncronas.