OBJECTIVO
Dotar as pessoas formandas de ferramentas, métodos e técnicas capazes de suportar o desenvolvimento de conhecimentos e práticas de governança no âmbito das associações, permitindo, desta forma, que as organizações se tornem detentoras de competências específicas que lhes permitam melhorar a qualidade dos seus serviços.
DESTINATÁRIOS
A ação de formação destina-se a dirigentes, coordenadores/as e técnicos/as de entidades de economia social com interesse pelo tema e pelos conteúdos formativos. Considerando tratar-se de formação-ação, é obrigatório que os/as participantes colaborem em entidades de economia social e solidária e participem na ação em representação das mesmas. O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 8 entidades.
MODALIDADE
Contínua
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
– Identificar e caracterizar as várias instituições que compõem a economia social – realidade e governação;
– Compreender a legislação desta área usando-a como uma ferramenta de gestão;
– Promover a organização interna da instituição projetando a sua imagem para o exterior.
PROGRAMA
As associações. Realidade complexa e heterogénea
O governo das associações. Quadro normativo aplicável.
Assembleia Geral e Mesa da Assembleia
Direção e o Conselho Fiscal
Democracia e transparência
Alteração do quadro normativo interno. Construção de um itinerário
Apresentação de resultados
METODOLOGIA
A ação de formação em «O Governo das Associações» desenvolve-se na metodologia de Formação-Ação. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização, em alternância, das vertentes de formação (em sala/síncrona) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar-se-á a dois níveis: – Ao nível dos/as formandos/as, procurando desenvolver competências na temática, dando resposta às necessidades de formação existentes; – Ao nível da entidade, procurado aumentar a eficácia e a eficiência e a introdução de processos de mudança/inovação nas organizações. A formação ação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo.
AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 1 – frequentar assiduamente a formação; 2 – realizar todos os desafios propostos; 3 – Deverá apresentar o produto/ferramenta da consultoria na sessão final. Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo. A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (40%); – Realização das atividades síncronas (20%); – Realização e apresentação do produto/ferramenta da consultoria (40%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.