DESTINATÁRIOS

A ação de formação destina-se à equipa técnica e representantes das organizações que fazem parte dos órgãos sociais da Animar.

MODALIDADE

Contínua

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «Relatórios e Prestação de Contas» cada pessoa formanda deve:
– entender e coordenar o processo de elaboração de um relatório;
– saber estruturar um relatório de prestação de contas;
– saber comunicar os impactos físicos e financeiros causados pelas suas atividades;
– conhecer as tendências e as boas práticas de reporting.

PROGRAMA

– A prestação de contas física e financeira: enquadramento e conceitos;
– Financiadores e objetivos; Demonstração de resultados;
– A entidade em números: importância dos relatórios;
– Documentos obrigatórios e anexos.

METODOLOGIA

A formação em «Relatórios e Prestação de Contas» desenvolve-se na metodologia de Formação-Ação. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização, em alternância, das vertentes de formação (síncrona a distância) e de consultoria (síncrona e assíncrona on the job) e, como tal, permite atuar-se-á a dois níveis: – Ao nível das pessoas formandas, procurando desenvolver competências na temática, dando resposta às necessidades de formação existentes; – Ao nível da entidade, procurado aumentar a eficácia e a eficiência e a introdução de processos de mudança/inovação nas organizações. A formação-ação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma de aprendizagem Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos ao longo da formação.

FREQUÊNCIA

O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes que, no seu conjunto, representem, no máximo, 8 entidades.

AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 1 – Frequentar assiduamente a formação; 2 – Realizar todos os desafios propostos. A avaliação final traduz-se na média obtida em cada uma das componentes. A nota final resultará dos seguintes fatores de avaliação: – Participação em sessões síncronas (30%); – Realização das atividades síncronas (20%); – Participação nas sessões de consultoria (30%) – Realização do desafio final (20%). As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação. As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal. As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.