Inscrição necessária aqui até 17 de maio, e sujeita à disponibilidade do espaço.

Conselho Internacional das Mulheres (The International Council of Women – ICW), fundado em 1888 em Washington, foi a primeira organização de mulheres a atuar internacionalmente. Inserido na primeira vaga feminista, visava a criação de conselhos nacionais em cada país com vista a fortalecer a luta pela igualdade entre mulheres e homens e contra as injustiças sociais, políticas e económicas cometidas contra mulheres e crianças globalmente.

Em Portugal, o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas foi fundado em 1914 por um conjunto de mulheres que lutavam pelo direito ao voto, à educação, à independência económica, à emancipação e ao abolicionismo do sistema de prostituição. Um feminismo histórico e organizado, que em 1947 o Estado Novo eliminou.

Em 2023, passados 76 anos, Portugal está novamente no ICW com a PpDM, e vamos debater os Direitos das Mulheres.

O Seminário é enquadrado no âmbito do projeto De Viva Voz II, Por uma ação feminista transformadora. De Viva Voz II visa amplificar as vozes das mulheres que investigam e atuam em prol dos direitos humanos das mulheres, e consolidar um espaço público de reflexão crítica feminista sobre os atuais problemas que afetam as mulheres e os novos e velhos obstáculos à sua igualdade social face aos homens, fomentando o diálogo intergeracional e a memória coletiva do associativismo de mulheres. De Viva Voz II é promovido pela PpDM em parceria com o Centro de Filosofia e Género da SPF, CEMRI da Universidade Aberta e APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e cofinanciado pelo Apoio técnico e financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género às Organizações não Governamentais de Mulheres, ao abrigo do Decreto-lei n.º 246/98, de 11 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 37/99, de 26 de agosto.

Partilhar nas redes sociais