Esta comunicação tem como objetivo analisar as experiências de discriminação racial vividas por estudantes africanos em contexto académico, bem como as implicações que estas vivências têm nas trajetórias pessoais e educativas. Para tal, utilizámos uma abordagem qualitativa com recurso a entrevistas de cariz narrativo realizadas a estudantes guineenses e afrodescendentes de uma universidade portuguesa. Os resultados revelam que o racismo tende a manifestar-se de forma subtil, embora persistente, em diversas esferas da vida académica e social dos estudantes. De um modo geral, estas experiências de discriminação, embora nem sempre visíveis, afetam negativamente a experiência académica, comprometendo não apenas a aprendizagem e o sucesso académico, mas também a integração social e o bem-estar psicológico dos estudantes.

 

Catarina Doutor é doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa. É professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora no Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD). Os seus interesses de investigação são o racismo; discriminação; estudantes não-tradicionais no ensino superior; educação de adultos e aprendizagem biográfica.

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