APRESENTAÇÃO

Com as recentes comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, as e os assistentes sociais reafirmaram, em Portugal, o seu compromisso com valores ético-políticos, fundadores e norteadores da própria Democracia. São estes mesmos valores que são consagrados, no plano internacional, pela autodefinição do Serviço Social como “profissão dos Direitos Humanos” e se reforçam neste ano de celebração dos 90 anos do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa.

A polarização social manifesta-se de forma multidimensional, nas desigualdades económicas e sociais, mas também nas tensões culturais e políticas. As dimensões económica e política presentes, desde a primeira hora, no debate de antigas e novas expressões da Questão Social, reforçam a importância de analisar a reconfiguração da interdependência global e a emergência de novos riscos sociais, bem como de debater as novas lógicas geopolíticas, as mudanças nas relações de poder e as suas implicações para o Serviço Social.

Na contemporaneidade, marcada por crises económicas, ambientais e geopolíticas, o Serviço Social desempenha um papel crucial, contribuindo para o aprofundamento da Democracia, a promoção da justiça social e a defesa dos direitos humanos.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um dos maiores compromissos coletivos da humanidade, estabelecendo uma visão comum para a paz, a justiça, a prosperidade e o bem-estar, respeitando os limites do planeta. Têm o potencial das “utopias concretizáveis” plasmado na Agenda 2030, propondo soluções transformadoras das sociedades atuais.

As diversas abordagens mobilizadas para este 8.º Congresso Internacional de Serviço Social — “Olhares face à crise e polarização social” testam as bases teóricas e metodológicas da profissão e as suas implicações para a prática contemporânea, renovando uma agenda crítica e reflexiva do Serviço Social, face à crise e às novas expressões da Questão Social.

Junte-se a nós, nos dias 15 e 16 de maio de 2025, no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa na Universidade Lusíada, e contribua para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.

Saiba mais aqui

Partilhar nas redes sociais