As “Aldeias de Portugal” são um novo conceito – da forma de abordar o Turismo Rural
Cada vez mais, em Portugal e um pouco por todo o mundo, o regresso às origens é um desejo comum a milhões de pessoas, desejosas de contraporem ao frenesim diário da sua vida profissional a experiência de uma vivência mais singela, calma e em contacto com a natureza. É esse contraste que uma aldeia portuguesa típica proporciona e foi a pensar na conciliação de diferentes valores – como a necessidade de bem-estar pessoal, por um lado, e a defesa do património natural, cultural e identitário dos nossos povoados mais rurais, por outro – que a ATA criou a marca “Aldeias de Portugal” e se empenha em dotar os territórios assim classificados com as condições mínimas para receber bem quem as visite, sem perder a sua genuinidade. Embora tendo em conta as características únicas de cada região, a oferta das Aldeias de Portugal está organizada de acordo com procedimentos transversais a todos os agentes do território abrangido pela ATA, o que garante a chancela de qualidade da marca e cumpre a promessa de valorizar o que há de mais genuíno no nosso meio rural. Com este trabalho em rede, as Aldeias de Portugal posicionam-se estrategicamente como uma experiência global de ruralidade que é distintiva pelas suas tradições, reivindica a diferença e impulsiona o interior do país como destinos de excelência.