Animar integra júri permanente dos Prémios DECO Municípios que distinguiram sete autarquias

A Animar — Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local marcou presença, enquanto membro do júri permanente, na terceira edição dos Prémios DECO Municípios, cuja cerimónia de entrega decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no passado dia 29 de maio. A iniciativa da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor distinguiu sete municípios e mais de duas dezenas de juntas de freguesia pelas boas práticas adotadas na defesa dos cidadãos.

A participação da Animar no júri permanente reforça o compromisso da Associação com o reconhecimento de políticas públicas locais que aproximam as autarquias das comunidades. Coube ao júri avaliar cerca de uma centena de candidaturas — um crescimento de 68% face à edição anterior —, distribuídas por áreas tão diversas como a cultura, a habitação, a saúde mental, o ambiente, a juventude, o turismo e a inclusão. Esta edição estreou ainda oito novas categorias, que permitiram captar projetos de natureza mais variada.

Entre os municípios distinguidos contam-se Avis, Barcelos, Braga, Lisboa, Oeiras, Porto de Mós e São João da Madeira. Lisboa arrecadou duas distinções, nas áreas da Cultura e Lazer e da Tecnologia e Inovação; Avis foi reconhecida na Educação e Juventude; Barcelos no Bem-Estar e Saúde Mental; Braga nas Políticas Verdes e Energia, pela renaturalização do Rio Este; Oeiras na Habitação e Espaço Público; Porto de Mós no Turismo; e São João da Madeira na Migração, Inclusão e Diversidade. Foram ainda atribuídas catorze menções honrosas a municípios e distinguidas treze freguesias.

Para a Animar, a integração neste júri insere-se na sua missão de promover o desenvolvimento local de base territorial e de valorizar iniciativas que reforçam a coesão social, a participação cívica e a qualidade de vida das populações. Ao colocar lado a lado concelhos de poucos milhares de habitantes e capitais de distrito, os prémios evidenciam que a inovação nas políticas públicas não depende da dimensão do território, mas da proximidade às pessoas.

A cerimónia incluiu igualmente o lançamento da edição de 2026 dos prémios, dando continuidade a um instrumento que pretende servir de exemplo e inspiração para que outros municípios e freguesias repensem as suas políticas públicas em favor dos cidadãos.

Para mais informações, consulte: https://deco.pt/

Partilhar nas redes sociais