Teve lugar no passado dia 11 de dezembro de 2024 o “ERCA WEB-EVENT: About Youth and Me”. Sendo ERCA a Aliança da Comunidade Rural Europeia (European Rural Community Alliance), promoveu e realizou este evento on line “sobre Vós Jovens e Nós” (tradução que empobrece o sentido original).
Sobre o envolvimento dos jovens, foram exploradas duas perspetivas no webinar:
1) Como envolver os jovens no trabalho de cada organização?
2) Como podem os jovens participar no processo de elaboração de políticas a nível local, nacional e/ou europeu?
A sessão começou com a apresentação de três boas práticas (de sucesso):
a) “Scottish Rural and Islands Youth Parliament 2023”;
b) “Generation Europe – The Academy” (uma rede de jovens e organizações de trabalho com jovens em 14 países europeus);
c) “impacto no envolvimento dos jovens”, em nome do Gabinete do Comissário das Gerações Futuras do País de Gales, incluindo uma “Academia de Liderança das Gerações Futuras” (Future Generations Leadership Academy).
Seguiu-se uma sessão interativa para a discussão em salas separadas e a partilha de experiências com especialistas.
Participaram mais de 30 pessoas, tendo sido uma sessão gravada.
Ligações interessantes fornecidas no ‘chat’ do evento:
https://nyheimar.is/wp-content/uploads/2024/06/Opposing-Force.pdf
https://www.futuregenerations.wales/about-us/future-generations-act/
https://www.youth.ie/articles/access-all-areas/
https://www.youthforum.org/news/euyd-one-resolution-at-a-time
www.instagram.com/somoslabardal
https://yin.scot/wp-content/uploads/2024/12/YIN-Housing-Challenge-Report-2024.pdf
https://nationalruralnetwork.ie/wp-content/uploads/2020/04/Dr-Shane-Conway-Access-to-Land-NRN-Blog.pdf – Blogue de informação de Shane Conway, da Universidade de Galway (Irlanda), com alguns trabalhos sobre sucessão agrícola e transferência de terras para as próximas gerações (alguns exemplos de iniciativas para esse tipo de apoio…)
Das “mais de 30 pessoas”, segue apenas uma amostra dos que mostraram a cara, primeiro em geral e depois numa das salas de discussão…
Seguem umas imagens estimulantes captadas (da parte a) da sessão)…