Cascais Celebra o Dia Internacional do/a Voluntário/a com Reconhecimento do Poder da Cidadania Ativa
A cerimónia do Dia Internacional do/a Voluntário/a, realizada o dia 5 de dezembro em Cascais, destacou o papel fundamental da cidadania e participação como estratégias de desenvolvimento do território. Durante o evento, que reuniu voluntários/as, representantes de organizações e entidades do ensino superior, foi enfatizada a importância do voluntariado na construção de comunidades mais resilientes e colaborativas.
Cascais apresenta números impressionantes que refletem o impacto do investimento contínuo na promoção de uma cultura de voluntariado: 18.531 voluntários/as, 1.634 projetos ativos, mais de 1,65 milhões de horas de voluntariadodedicadas à comunidade, e a participação de 116 organizações promotoras e o envolvimento de 15 escolas públicas e privadas. O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, sublinhou que “o segredo começa e acaba nas pessoas”, enfatizando a relevância do investimento político, financeiro e de recursos humanos para sustentar iniciativas desta dimensão.
Entre os programas de destaque, o “Tutores/as dos Bairros”, com 15 anos de existência, foi mencionado como um exemplo de sucesso, com 90% dos problemas reportados pelos tutores e tutoras a serem resolvidos. Para Zilda Silva, da Cascais Ambiente, os tutores e tutoras são verdadeiros embaixadores e embaixadoras, funcionando como elos entre a comunidade e a autarquia, fortalecendo a confiança e a colaboração.
Além disso, o evento reconheceu a contribuição de 16 entidades de ensino superior pelo seu envolvimento em projetos de voluntariado, reforçando a ligação entre academia e comunidade. O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, destacou que o voluntariado é uma expressão prática de democracia participativa e colaborativa, alinhando-se aos princípios de cidadania ativa que moldam a estratégia do município desde 1999, ano do primeiro projeto de voluntariado jovem.
Com uma estratégia de diferenciação pela qualidade, Cascais mantém o compromisso de apoiar o voluntariado como um exercício de cidadania ativa, valorizando o papel de cada indivíduo na construção de um território mais coesão e solidário.
A Animar, enquanto entidade da CPV – Confederação Portuguesa de Voluntariado e CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, apoia e difunde estas boas práticas, congratulando-se com excelentes exemplos como o município de Cascais, que associa de forma estratégica Desenvolvimento Local e Voluntariado participativo e colaborativo.