A Conferência ODSlocal’24, Partilhar Experiências, Transformar Futuros, decorreu no passado dia 22 de novembro em Pombal, e foi um sucesso.

A enorme participação e a partilha dos envolvidos transmitem alento e motivação para o trabalho da Plataforma ODSlocal rumo às metas da Agenda 2030.

Um agradecimento ao contributo positivo de todos os que participaram, que está bem espelhado no vídeo do evento.

Pode consultar os vários momentos que fizeram parte deste dia na Página dedicada à Conferência ODSlocal’24

Plataforma ODSlocal, 5 anos depois

João Ferrão, coordenador da Plataforma ODSlocal, na sua comunicação guiou cronologicamente a audiência desde 2018-19, a data de início desta iniciativa, em que o “TER” A IDEIA levou à incubação da Plataforma ODSlocal, dando lugar, durante o triénio 2020-22, ao “SER” UMA INICIATIVA COM UMA MISSÃO, a constituição e expansão de uma comunidade de entidades pela sustentabilidade à escala local, e, no atual triénio 2023-25, ao “DEVIR” UMA COMUNIDADE TRANSFORMADORA EFETIVA.  Em relação a este último triénio desvendou as novas iniciativas desenvolvidas pela Plataforma ODSlocal visando suscitar dinâmicas duradouras de transformação através do reforço das componentes de Inclusão e de Inovação.

O portal ODSlocal, uma ferramenta de apoio à ação

David Avelar, da 2adapt, entidade parceira da Plataforma ODSlocal responsável pela componente de inovação tecnológica, levou a audiência a uma visita guiada ao portal ODSlocal, mostrando, nomeadamente, as áreas de monitorização por indicadores e de mapeamento de Boas Práticas municipais e de Projetos locais e respetivas ferramentas de visualização dos respetivos contributos para os ODS. Por último, apresentou as novas iniciativas da Plataforma ODSlocal ao nível: i) da interoperabilidade entre portais, para a automatização da partilha de dados entre os municípios e a Plataforma; ii) dos Sistemas de Observação da Terra, através de um exemplo aplicado ao nível da qualidade do ar; e iii) das infografias intuitivas, onde anunciou a possibilidade de exportação automática do relatório sinótico municipal por parte dos municípios subscritores da versão avançada.

Os ODS na Região Centro

Isabel Damasceno, presidente da CCDRCentro, realçou o papel incentivador deste instituto público, fundamental para a implementação da Agenda 2030 na região através da disseminação de conhecimento, partilha e reflexão de desafios comuns e articulação de diálogo entre os vários atores. Com o forte compromisso de todos, e a aliança com a Plataforma ODSlocal (uma ferramenta importante para potenciar o diálogo e a promoção de conhecimento), a CCDR Centro promove a implementação dos ODS na Região através da criação de redes e parcerias, da sensibilização e partilha de conhecimento, do apoio à investigação e inovação, da integração dos ODS em políticas regionais e do apoio a projetos locais e à reflexão e envolvimento público.

Projetos locais premiados

Durante a conferência foram entregues os três prémios da categoria “Projetos Locais para os ODS”, desenvolvidos pela sociedade civil.

Na dimensão Planeta, a premiada foi a Ocean Alive, pelo projetoGuardiãs do Mar, com polos em Setúbal, Évora e Vendas Novas, um projeto de mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado que colaboram com a Ocean Alive na proteção das pradarias marinhas.

Na dimensão Pessoas, Zambujal 360, um projeto da associação CAZambujal no município da Amadora, foi o vencedor. Este é um projeto com grande potencial de transformação social, que tem como objetivo criar o primeiro bairro social do mundo embaixador dos ODS.

Por fim, o prémio na dimensão Prosperidade coube à ADEIMA, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, com o projeto Loja de Emprego”, um serviço de apoio à procura de emprego e à inserção profissional, através do apoio a percursos individuais de orientação, capacitação e promoção da empregabilidade para pessoas com diversidade funcional.

Municípios galardoados

No diálogo com os autarcas de Ponte de Sor, Pombal, Horta, Lajes do Pico e Cascais, Luísa Schmidt questionou a importância dos ODS como referência de gestão municipal. Foi evidenciado que constituem um importante guião, oferecendo orientações precisas e transversais, mas, ao mesmo tempo, adaptáveis à realidade de cada município, adequando-se às suas dificuldades e desafios, mesmo em municípios mais pequenos, que podem ter alguma dificuldade em construir métricas para a sua gestão.
Focando os principais problemas de cada município, como a pobreza e o envelhecimento, a atração e manutenção da população, e os problemas decorrentes das alterações climáticas, ordenamento do território e gestão de zonas vulneráveis, cada município mostrou encontrar resposta em diferentes ODS, o que lhes permite ter um instrumento de comunicação e um fio condutor coerentes como referências fundamentais para a ação.

Municípios distinguidos por Boas Práticas inspiradoras

Os Prémios ODSlocal distinguiram, este ano, cinco vencedores na categoria Práticas Municipais para os ODS e atribuíram duas menções honrosas. Os três vencedores na subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas foram os municípios de Oeiras, Matosinhos e Torres Vedras. A Plataforma ODSLocal atribuiu ainda duas menções honrosas: ao município de Cascais e ao município de Góis.

Na subcategoria Melhor Prática Individual, os prémios foram para os municípios de Águeda, com a iniciativa “LIFE Águeda – Rio de Todos”, de Loulé com a iniciativa “Semana do Clima“, e do Seixal, com a boa prática “Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade”. Foram também atribuídas menções honrosas ao município de Lousada, com a “Mata de Vilar – O pulmão de Lousada” e ao município de Pombal com o “Gabinete de apoio à Família e à Parentalidade“.

Galardão de Mérito ODSlocal’24

Este galardão visa distinguir personalidades que contribuíram de forma muito relevante para a prossecução da missão da Plataforma ODSlocal em prol dos ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas. Foram distinguidos:

  • Carolina Mendonça – Coordenadora da Açores DMO. Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, pelo seu papel essencial em prol da sustentabilidade da Região Autónoma dos Açores e influência na integração de todos os municípios na Plataforma ODSlocal.
  • Hugo Hilário – Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Pela sua capacidade de mobilização e envolvimento de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo para a integração na Plataforma ODSlocal.
  • Vítor Aleixo – Presidente da Câmara Municipal de Loulé e Presidente da Mesa da Secção dos Municípios para os ODS, ANMP, Pelo seu apoio incondicional na criação da Plataforma ODSlocal e pelo seu papel de relevância ímpar na mobilização dos municípios pelos ODS em Portugal.

Vídeo da Conferência ODSlocal’24

 

Partilhar nas redes sociais