A Conferência ODSlocal’24, Partilhar Experiências, Transformar Futuros, decorreu no passado dia 22 de novembro em Pombal, e foi um sucesso.
A enorme participação e a partilha dos envolvidos transmitem alento e motivação para o trabalho da Plataforma ODSlocal rumo às metas da Agenda 2030.
Um agradecimento ao contributo positivo de todos os que participaram, que está bem espelhado no vídeo do evento.
Plataforma ODSlocal, 5 anos depois
João Ferrão, coordenador da Plataforma ODSlocal, na sua comunicação guiou cronologicamente a audiência desde 2018-19, a data de início desta iniciativa, em que o “TER” A IDEIA levou à incubação da Plataforma ODSlocal, dando lugar, durante o triénio 2020-22, ao “SER” UMA INICIATIVA COM UMA MISSÃO, a constituição e expansão de uma comunidade de entidades pela sustentabilidade à escala local, e, no atual triénio 2023-25, ao “DEVIR” UMA COMUNIDADE TRANSFORMADORA EFETIVA. Em relação a este último triénio desvendou as novas iniciativas desenvolvidas pela Plataforma ODSlocal visando suscitar dinâmicas duradouras de transformação através do reforço das componentes de Inclusão e de Inovação.
O portal ODSlocal, uma ferramenta de apoio à ação
David Avelar, da 2adapt, entidade parceira da Plataforma ODSlocal responsável pela componente de inovação tecnológica, levou a audiência a uma visita guiada ao portal ODSlocal, mostrando, nomeadamente, as áreas de monitorização por indicadores e de mapeamento de Boas Práticas municipais e de Projetos locais e respetivas ferramentas de visualização dos respetivos contributos para os ODS. Por último, apresentou as novas iniciativas da Plataforma ODSlocal ao nível: i) da interoperabilidade entre portais, para a automatização da partilha de dados entre os municípios e a Plataforma; ii) dos Sistemas de Observação da Terra, através de um exemplo aplicado ao nível da qualidade do ar; e iii) das infografias intuitivas, onde anunciou a possibilidade de exportação automática do relatório sinótico municipal por parte dos municípios subscritores da versão avançada.
Isabel Damasceno, presidente da CCDRCentro, realçou o papel incentivador deste instituto público, fundamental para a implementação da Agenda 2030 na região através da disseminação de conhecimento, partilha e reflexão de desafios comuns e articulação de diálogo entre os vários atores. Com o forte compromisso de todos, e a aliança com a Plataforma ODSlocal (uma ferramenta importante para potenciar o diálogo e a promoção de conhecimento), a CCDR Centro promove a implementação dos ODS na Região através da criação de redes e parcerias, da sensibilização e partilha de conhecimento, do apoio à investigação e inovação, da integração dos ODS em políticas regionais e do apoio a projetos locais e à reflexão e envolvimento público.
Durante a conferência foram entregues os três prémios da categoria “Projetos Locais para os ODS”, desenvolvidos pela sociedade civil.
Na dimensão Planeta, a premiada foi a Ocean Alive, pelo projeto “Guardiãs do Mar”, com polos em Setúbal, Évora e Vendas Novas, um projeto de mulheres da comunidade piscatória do estuário do Sado que colaboram com a Ocean Alive na proteção das pradarias marinhas.
Na dimensão Pessoas, “Zambujal 360”, um projeto da associação CAZambujal no município da Amadora, foi o vencedor. Este é um projeto com grande potencial de transformação social, que tem como objetivo criar o primeiro bairro social do mundo embaixador dos ODS.
Por fim, o prémio na dimensão Prosperidade coube à ADEIMA, Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, com o projeto “Loja de Emprego”, um serviço de apoio à procura de emprego e à inserção profissional, através do apoio a percursos individuais de orientação, capacitação e promoção da empregabilidade para pessoas com diversidade funcional.
No diálogo com os autarcas de Ponte de Sor, Pombal, Horta, Lajes do Pico e Cascais, Luísa Schmidt questionou a importância dos ODS como referência de gestão municipal. Foi evidenciado que constituem um importante guião, oferecendo orientações precisas e transversais, mas, ao mesmo tempo, adaptáveis à realidade de cada município, adequando-se às suas dificuldades e desafios, mesmo em municípios mais pequenos, que podem ter alguma dificuldade em construir métricas para a sua gestão.
Focando os principais problemas de cada município, como a pobreza e o envelhecimento, a atração e manutenção da população, e os problemas decorrentes das alterações climáticas, ordenamento do território e gestão de zonas vulneráveis, cada município mostrou encontrar resposta em diferentes ODS, o que lhes permite ter um instrumento de comunicação e um fio condutor coerentes como referências fundamentais para a ação.
Municípios distinguidos por Boas Práticas inspiradoras
Os Prémios ODSlocal distinguiram, este ano, cinco vencedores na categoria Práticas Municipais para os ODS e atribuíram duas menções honrosas. Os três vencedores na subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas foram os municípios de Oeiras, Matosinhos e Torres Vedras. A Plataforma ODSLocal atribuiu ainda duas menções honrosas: ao município de Cascais e ao município de Góis.
Na subcategoria Melhor Prática Individual, os prémios foram para os municípios de Águeda, com a iniciativa “LIFE Águeda – Rio de Todos”, de Loulé com a iniciativa “Semana do Clima“, e do Seixal, com a boa prática “Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade”. Foram também atribuídas menções honrosas ao município de Lousada, com a “Mata de Vilar – O pulmão de Lousada” e ao município de Pombal com o “Gabinete de apoio à Família e à Parentalidade“.
Galardão de Mérito ODSlocal’24
Este galardão visa distinguir personalidades que contribuíram de forma muito relevante para a prossecução da missão da Plataforma ODSlocal em prol dos ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas. Foram distinguidos:
- Carolina Mendonça – Coordenadora da Açores DMO. Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, pelo seu papel essencial em prol da sustentabilidade da Região Autónoma dos Açores e influência na integração de todos os municípios na Plataforma ODSlocal.
- Hugo Hilário – Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor e Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Pela sua capacidade de mobilização e envolvimento de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo para a integração na Plataforma ODSlocal.
- Vítor Aleixo – Presidente da Câmara Municipal de Loulé e Presidente da Mesa da Secção dos Municípios para os ODS, ANMP, Pelo seu apoio incondicional na criação da Plataforma ODSlocal e pelo seu papel de relevância ímpar na mobilização dos municípios pelos ODS em Portugal.
Vídeo da Conferência ODSlocal’24